segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Qualidade de vida no campo

Tema: Vida rural e urbana
Delimitação: O êxodo rural
Situação Problema: Qual a alternativa para evitar o êxodo rural
Tese: melhorar a qualidade de vida no campo, por meio de programas que visam o desenvolvimento rural.



Desde o século XIX, o êxodo rural vem sendo um agravante dos problemas sociais urbanos. As pessoas deixam o campo em busca de melhores condições de vida e deparam com a violência e a miséria das grandes favelas.
Influenciados pelo preconceito de que morar no meio rural é ser “atrasado” e iludidos com a idéia de que na cidade se vive financeiramente melhor, os agricultores se deslocam do campo para a cidade, onde sem condições de acompanhar o padrão da classe rica, se aglomeram nos morros, vivendo sem acesso à educação, saúde, emprego, igualdade social, tendo que buscar outras formas de sobrevivência, aumentando assim a violência, a criminalidade, prostituição e o tráfico.
Apesar da dificuldade que ainda existe no campo, devido a falta de recursos mais avançados, é fundamental ressaltar a importância de se viver em um meio onde os valores morais são cultivados, diferentemente das grandes cidades, onde as pessoas vivem a mercê da insegurança, vivendo cercadas por muros.
A alternativa para reverter o processo de desagregação do meio rural, é conscientizar os pequenos produtores de seu valor na sociedade, já que a agricultura representa 10% da economia do país e corresponde a 75% dos alimentos que abastecem a mesa do brasileiro. Devido a isso é fundamental terem acesso às políticas de desenvolvimento das zonas rurais, que buscam garantir condições de sustentabilidade, com infra-estrutura para se produzir com qualidade.
Existem diversos programas governamentais que tem como meta melhorar a condição de vida no campo, como PRONAF- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que destina apoio financeiro aos pequenos produtores, PADRRS- Programa Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, além de projetos como o da CONAB- Companhia Nacional de Abastecimento, que busca contribuir para a garantia de renda do produtor rural, a partir de aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar. É necessário portanto, fazer com que esses programas cheguem a esse público, lhe proporcionando uma vida digna sem ter que fugir para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário